ALMG faz audiência púbica em Brumadinho sobre atrasos no concurso da Guarda Municipal

Vereadora Alessandra do Brumado representou, na ocasião, a Presidência da Câmara de Brumadinho. Audiência foi realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e presidida pelo Deputado Estadual Cabo Júlio.

A ALMG veio a Brumadinho realizar audiência pública para tratar dos atrasos nos andamentos do concurso público da Guarda Municipal. A reunião se deu após vários pedidos e denúncias à Comissão de Direitos Humanos da ALMG e contou com a participação de dezenas de aprovados no concurso da Guarda Municipal. Participaram ainda, além de Alessandra, os Vereadores Renata Parreiras e Hideraldo Santana.

O Deputado Cabo Júlio, que foi o autor do Requerimento para a realização da audiência presidiu a sessão. Ressaltou o Deputado que foram devidamente convidados o Ministério Público de Brumadinho e também a Prefeitura. Não esteve presente nenhum representante do Ministério Público e a Prefeitura de Brumadinho enviou representante apenas mais tarde, alegando que não tinha conhecimento da audiência.

A Vereadora Alessandra do Brumado comentou a respeito dos atrasos na realização do concurso público. Relembrou que a Prefeitura de Brumadinho, quando do encaminhamento do Projeto de Lei que criou a Guarda Municipal e da publicação do edital do concurso, afirmava que tinha plenas condições de criar 160 cargos de Guardas Municipais. Agora o Poder Executivo se vê sem condições de cumprir este compromisso devido à crise de arrecadação que Brumadinho enfrenta e o inchaço da máquina pública.

01

Diversos concursandos externaram suas frustrações e revoltas com a morosidade com que a Prefeitura tem tratado o concurso. Afirmaram que o Executivo afirmara que seria realizado o Curso de Formação para a Guarda em março de 2016, mas, até o momento, nada foi feito.

O representante da Prefeitura de Brumadinho, Marcos Amorim, afirmou que a Prefeitura de Brumadinho saber da necessidade de finalizar o processo seletivo e que não há “má intensão” por parte do Poder Executivo para a continuidade do concurso, mas que a Prefeitura enfrenta baixa arrecadação e que não dispõe de dinheiro para finalizar o certame. Amorim ainda ressaltou que há a possibilidade de o Poder Público prorrogar o concurso da Guarda Municipal por mais 6 meses.

A proposta final colocada pelo Deputado e Vereadores participantes era de que a Prefeitura estudasse a possibilidade de promover o curso de formação da guarda de forma fracionada (de 40 candidatos por vez) de forma a reduzir os custos e viabilizar a continuidade do concurso.

Marcos Amorim afirmou que levará a sugestão à Prefeitura e que dentro de 15 dias terá uma resposta aos concursandos.

Alessandra também protocolou dois requerimentos, solicitando informações a respeito dos pagamentos que a Prefeitura efetuou para a Fundação Guimarães Rosa – realizadora do certame – e também sobre a possibilidade de fracionamento do curso de formação para os Guarda Municipais.

“O momento é de buscar alternativas para que a Prefeitura possa concluir o processo seletivo da Guarda Municipal. O Poder Executivo precisa se mobilizar e se organizar para cumprir seus compromissos com os aprovados. Nós estamos à disposição, dentro de nossa competência como Vereadora para ajudar no que for necessário”, afirmou a Vereadora Alessandra do Brumado.

#SomosTodosBrumadinho #TodosPorBrumadinho #UmMandatoAServiçoDeBrumadinho

Veja abaixo os requerimento protocolados pela Vereadora Alessandra do Brumado solicitando informações a respeito do processo seletivo da Guarda Municipal:

scan0010scan0012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s