Vereadores se reúnem com Secretária de Administração para discutirem reajuste dos servidores municipais

Os Vereadores Alessandra do Brumado, Renata Parreiras e Hideraldo Santana estiveram com a Secretária de Administração, Márcia Nogueira, a fim de discutir meios para promover os reajustes salariais e do ticket alimentação para os servidores públicos municipais.

A reunião foi marcada entre a Secretaria de Administração e a Comissão de Educação, Saúde, promoção Social e Meio Ambiente da Câmara Municipal, composta pelos Vereadores Alessandra do Brumado, Renata Parreiras e Reinaldo Fernandes. No entanto o Vereador Reinaldo Fernandes não compareceu.

Na reunião, realizada na tarde desta quarta-feira (11/05), Vereadores e Secretária elencaram possíveis medidas que poderão economizar recursos e destiná-los à efetivação destes reajustes.

A Secretária anunciou aos Vereadores o aumento de 9,5% no pagamento do ticket alimentação mas informou que enquanto não houver o fechamento do primeiro quadrimestre, previsto para o dia 25 de maio, não há como considera um possível reajuste salarial.

De acordo com Márcia o município de Brumadinho fechou a folha de pagamento em 41,99% em janeiro; 46,8% em fevereiro e 49,5% em março. É preciso fechar o mês de abril e aplicar uma média para que o município possa prever uma margem para o reajuste tão aguardado pelos servidores municipais.

No entanto, Márcia afirmou que, de acordo com a situação do município, poderá promover um aumento maior no ticket alimentação ainda no mês de junho, podendo a chegar a 20% de reajuste para o ticket.

Outra informação passada pela Secretária é de que o Executivo Municipal reduziu o quadro de servidores com cargos comissionados de 258 para 181.

Os Vereadores fizeram algumas propostas de medidas que podem ajudar o município a economizar recursos para promover o reajustes dos salários. Dentre eles Alessandra destacou:

1 – Fixar e cobrar preço público da concessionária de energia elétrica (Cemig) pela ocupação do espaço de solo em áreas públicas municipais pelo sistema de posteamento de rede de energia elétrica e de iluminação pública;

2 – Implantar no município o estacionamento rotativo (mesmo que com baixo custo para os cidadãos);

3 – Promover uma campanha para que os cidadãos brumadinhenses e empresas sediadas no município, façam o emplacamento de seus veículos em Brumadinho, com um possível desconto no IPVA destes veículos;

4 – Redução da quantidade de carros alugados pelo Executivo;

5 – Revisão do pagamento de ticket alimentação a Secretários Municipais;

6 – Redução dos custos com estruturas (palco e etc.) em eventos custeados pela Prefeitura;

7 – Revisão dos diversos convênios existentes entre a Prefeitura e diversas entidades;

Todas estas propostas tem como intuito economizar recursos e gerar receita para que o município possa promover o reajuste salarial e do ticket alimentação. No caso do ticket, corrigindo a defasagem causada pela inflação dos anos de 2014 e 2015.

Todavia, a probabilidade do reajuste só poderá se evidenciar após o dia 25 de maio, como afirmou a Secretária de Administração.

De acordo com a Vereadora Alessandra do Brumado, o servidor tem direito ao reajuste salarial e do ticket alimentação e toda a razão em cobrar por estes direitos, porém, é necessário que a Prefeitura promova meios adequados para a concessão destes reajustes, sem comprometer o limite percentual de gastos com a folha de pagamento e que evite a demissão de servidores em cargos operacionais, que geralmente tem os menores salários e são as pessoas mais atingidas em casos de cortes.

Veja abaixo ofício protocolado pela comissão, subscrito por todos os Vereadores, e discutido na reunião de hoje:

Oficio Sec Admin (1)Oficio Sec Admin (2)Oficio Sec Admin (3)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s