Conceição de Itaguá e Retiro do Brumado sofrem com desabastecimento

Associações comunitárias dos dois bairros se reuniram conjuntamente para discutir ações em busca da resolução dos problemas de abastecimento.

As associações comunitárias do Bairro Retiro do Brumado e de Conceição de Itaguá fizeram uma reunião conjunta na noite do dia 26 de abril, no salão comunitário de Conceição de Itaguá. A reunião foi solicitada pela Vereadora Alessandra do Brumado, na intenção de promover a união de ambas comunidade na busca e reivindicação de melhorias do abastecimento.

A reunião contou ainda com a participação de Luiz Fernando, representando a Copasa e dos Vereadores Renata Parreiras e Hideraldo Santana.

A Presidente da Associação dos Moradores da Comunidade de Conceição de Itaguá, Iriz Amélia de Deus, deu início à reunião e passou a palavra para a Vereadora Alessandra do Brumado que fez uma explanação a respeito de todo o histórico de luta da comunidade para a resolução dos crescentes problemas de abastecimento desde o ano de 2013.

A Vereadora falou ainda a respeito dos problemas com o poço perfurado para atender o Bairro Retiro do Brumado e a leniência da Prefeitura de Brumadinho em ajudar a comunidade.

Luiz Fernando afirmou que a Copasa começará uma série de “mutirões” para a instalação dos hidrômetros no Bairro Retiro do Brumado nos próximos finais de semana, a iniciar pelo dia 30 de abril.

Os moradores ainda discutiram a necessidade de promover melhorias e reduções na rede de abastecimento de Conceição de Itaguá de forma a promover a igualdade na distribuição de água entre as residências.

Discutiu-se ainda a necessidade de limpeza do Rio Manso no distrito e a falha da Copasa que garantiu que faria intervenções de melhoria da qualidade ambiental do rio.

Por fim os moradores decidiram que irão cobrar ações da Prefeitura para melhorar o abastecimento em Conceição de Itaguá e no Bairro Retiro do Brumado.

Para a Vereadora Alessandra do Brumado as comunidades estão sendo prejudicadas pela leniência do Poder Público para promover ações de melhoria nas redes de abastecimento e o tratamento da água do poço do Retiro do Brumado que possui altos teores de ferro e manganês.

“As comunidades precisam se unir, entrar em um consenso para reivindicar as melhorias que ambos os bairros precisam. Cobrando do Poder Executivo a equidade no abastecimento  e ações para melhorias da oferta de água, o que inclui o poço no Retiro do Brumado, que tem especial importância para este fim”, afirmou a Vereadora.

13062506_1260902160604338_4781904529576723371_n

IMG-20160426-WA0006

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s