Peixes estão morrendo no Rio Manso

Diversos moradores da comunidade de Conceição de Itaguá, em Brumadinho, perceberam na manhã de hoje (04/02) diversos peixes na flor d’água do Rio Manso em uma situação incomum. Ao que parece, vários peixes estão com dificuldades de “respirar” e procuram se colocar fora da água à busca de ar. Vários já morreram.

De acordo com um morador os peixes são facilmente pegos por qualquer pessoa usando apenas as mãos. Vários peixes morreram e as causas do evento ainda não foram esclarecidas.

Muitas pessoas entraram em contato com a Vereadora Alessandra do Brumado informando o risco de ocorrer uma verdadeira mortandade de peixes no rio.

Alessandra entrou em contato com o Secretário de Meio Ambiente, Hernane Abdon, que acionou a Polícia Militar Ambiental para fazer uma diligência no local. A Copasa também foi acionada pela Vereadora e já enviou uma equipe para avaliar a situação. Alessandra acionou ainda a Secretaria de Saúde, por entender que tal evento é uma questão também de saúde pública. A Secretaria vai encaminhar uma equipe de Vigilância Sanitária para fazer as devidas analises de qualidade da água do Rio Manso.

“Como não sabemos quais as razões para este evento, temos que nos precaver. Os moradores podem querer comer esses peixes e não sabemos se eles foram contaminados por algum produto químico ou se o volume de oxigênio dissolvido na água está baixo a ponto de provocar a morte dos peixes”, argumentou Alessandra.

Como o volume de água no Rio Manso está muito baixo e a água está muito ancorada em vários pontos – além do lançamento de esgoto e matéria orgânica no leito do rio – é capaz que o volume de oxigênio dissolvido na água tenha chegado a um ponto crítico, onde os peixes não conseguem mais respirar.

Alessandra vai ainda solicitar dos órgãos competentes análise físico/químicas da água do Rio Manso na extensão que corta o distrito de Conceição de Itaguá para avaliar com clareza quais as razões para a mortandade dos peixes.

Veja as fotos:

01

Os peixes são facilmente pegos com as mãos.

02

Peixe tenta respirar no Rio Manso, na localidade de Conceição de Itaguá.

03

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s