Projeto de Lei prevê a obrigatoriedade de cobradores nos ônibus de Brumadinho

O Projeto de Lei 13/2016, de autoria da Vereadora Alessandra do Brumado, pretende tornar obrigatória a função de cobrador em Brumadinho.

A proposta surgiu após a Vereadora receber constantes reclamações de usuários do transporte público municipal a respeito de constantes atrasos das linhas, do risco que os passageiros (e também os motoristas) correm com o fato de os motoristas dirigirem fazendo cobrança e dando trocos aos usuários, dentre outras.

O acumulo das funções de motoristas e cobradores por parte da Turilessa (empresa concessionária do transporte público municipal) teve início este ano e tem causado severas críticas à empresa.

“Os usuários tiveram o maior prejuízo, pois além do aumento das tarifas em até 20%, a empresa acabou com o serviço dos cobradores. Diversos trabalhadores perderam seus postos de trabalho e todos saíram perdendo, menos a empresa, que está fazendo ‘economia’ com um serviço essencial para o usuário”, argumenta a Vereadora.

“Também precisamos considerar que o papel do cobrador em um município como o de Brumadinho extrapola o trabalho de mera cobrança das passagens. Este profissional se torna importante no auxílio a manobras dos motoristas em vias estreitas e mal sinalizadas; no amparo a idosos e a outros cidadãos que possuem necessidades especiais ou mobilidade reduzida; na conservação e limpeza dos carros; além de prestar informações e esclarecimentos aos usuários, o que não poderia de forma alguma ser feita pelo motorista, pois poderia comprometer sua atenção e provocar diversos acidentes”, salienta Alessandra em sua justificativa do Projeto de Lei.

Veja abaixo o Projeto de Lei:

PL 13-2016 - obrigatoriedade de cobradores nos onibus (1)PL 13-2016 - obrigatoriedade de cobradores nos onibus (2)PL 13-2016 - obrigatoriedade de cobradores nos onibus (3)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s