Após denúncias, Inhotim tenta diálogo com a comunidade de Conceição de Itaguá

O Inhotim está tentando abrir diálogo com os moradores de Conceição de Itaguá. A iniciativa do instituto se deu após as últimas denúncias da Vereadora Alessandra do Brumado (veja aqui), da representação feita pela Associação dos Moradores da Comunidade de Conceição de Itaguá (veja documentos no fim deste artigo) e da grande repercussão nas redes sociais a respeito do mal uso da água da comunidade por parte do museu.

A Vereadora Alessandra do Brumado, que tem denunciado o Inhotim desde 2013 quando começaram os problema com o instituto, conversou no dia 21 de outubro com representantes do museu. Os representantes do instituto ainda se disponibilizaram a se reunir com representantes da comunidade, no local onde é captada a água para conversar a respeito do impasse entre o museu e a comunidade e o melhor uso da água por parte do instituto. Foi sugerido o sábado (24/10) para este encontro, na Fazenda do Tanque. Porém os moradores disseram não ter disponibilidade este dia. Uma nova data deve ser marcada.

O Inhotim comprou a Fazenda do Tanque, propriedade onde está localizada a captação e distribuição de água para a comunidade de conceição de Itaguá e Retiro do Brumado. Desde então o instituto estaria utilizando a água para manter viveiros e plantações no local. A principal crítica da comunidade é – caso o instituto esteja de fato utilizando a água para este fim – a situação das famílias da região que sofrem com a escassez e a constante falta de água enquanto o Inhotim, aparentemente, esbanja a regrada água da comunidade.

Vale ressaltar que o mal uso da água não é apenas por parte do Inhotim. Mesmo cortando a água para o museu os problemas de abastecimento em Conceição de Itaguá e Retiro do Brumado não serão totalmente resolvidos. É preciso que a comunidade una-se para fazer um trabalho de conscientização contra o desperdício de água, para o uso racional de nossa água, economizando em nossas casas, nas escolas, nos bares, comércios e outras medidas ambientais que possamos tomar.

Veja a representação feita pela Associação dos Moradores do Bairro Retiro do Brumado no Ministério Público contra o Inhotim:

Associacao comunidade conc de itagua representacao MP 28-09-2015 (1) Associacao comunidade conc de itagua representacao MP 28-09-2015 (2)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s