Melhorias no transporte intermunicipal de Brumadinho não devem acontecer este ano

De acordo com a Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Governo do Estado (SETOP), a não integração das linhas de Brumadinho ao Terminal de Sarzedo “postergou” novos estudos de revisão de quadro de horários, de alteração de itinerário ou mesmo a criação de novos atendimentos para Brumadinho.

A Vereadora Alessandra do Brumado encaminhou, em abril deste ano, ofício para a SETOP solicitando melhorias na prestação dos serviços de transporte intermunicipal para Brumadinho.

O encaminhamento de Alessandra solicitava diversas melhorias, dentre elas:

1 – Que os ônibus que fazem as linhas Conceição de Itaguá/Belo Horizonte (3787) quando de sua chegada passem pelos bairros José de Sales Barbosa, Vila São Sebastião e Retiro do Brumado.

2 – Que as linhas Brumadinho/Belo Horizonte (3788) que tem o ponto final próximo ao Bairro Cohab transitem por dentro do referido bairro nos horários que saem de Brumadinho antes das 6 horas da manhã e após as 22 horas.

3 – Que a concessionária do transporte público intermunicipal (Saritur) disponibilize ônibus mais novos e confortáveis para os usuários.

4 – Que a empresa concessionária (Saritur) disponibilize mais linhas para os horários de pico. Os ônibus diariamente saem lotados de passageiros em pé, em situação de extremo desconforto e risco em caso de acidentes.

5 – Que a empresa concessionária (Saritur) capacite motoristas e trocadores para que tenham um trato mais educado e humano com os passageiros das linhas que fazem o transporte intermunicipal Brumadinho/Belo Horizonte (3788, 3787, 3783).

6 – Melhorar a comunicação entre empresa e usuários através de informações impressas em comunicados dentro dos ônibus e também passadas pelo trocador e/ou outro servidor da empresa concessionária.

7 – Ressaltamos ainda o desejo da população de Brumadinho de que as linhas que fazem o transporte intermunicipal no município não façam baldeação no Terminal Rodoviário de Sarzedo.

O documento da Vereadora ainda ressaltou que tais reivindicações são anseios antigos da população, que a muito tempo vem sofrendo com a má prestação de serviços, e fazendo uso de carros sucateados, em péssimo estado de conservação.

A SETOP, em sua resposta, ressalto que os estudos para a melhoria da prestação dos serviços em Brumadinho foram postergados pelo fato de Brumadinho não compor mais as linhas que fazem baldeação pelo Terminal de Sarzedo.

Brumadinho, portanto, só deve ser contemplado nos estudos que ficarão prontos no fim do ano (veja os ofícios no fim deste artigo).

Alessandra participa de reunião que apresentou projeto conceitual para a RMBH

A Vereadora Alessandra do Brumado participou no dia 31 de agosto de uma reunião no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Belo Horizonte, onde foi apresentado um estudo preliminar da rede de transporte público para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Durante a reunião, ficou clara a necessidade de elencar dados e informações que possam ajudar o estudo em desenvolvimento no que diz respeito à prestação dos serviços em Brumadinho. Uma vez que a apresentação realizada na ocasião não contemplava de forma satisfatória as necessidades de melhorias do transporte intermunicipal em nosso município.

Reunião pretende elencar as melhorias que Brumadinho necessita para o transporte público intermunicipal

Foi nesse sentido que a Vereadora Alessandra do Brumado teve a iniciativa de convocar a população para a reunião pública que acontecerá na Câmara Municipal de Brumadinho no dia 09 de setembro (quarta-feira), às 19 horas.

Na ocasião serão levantados todos os aspectos do transporte público intermunicipal de Brumadinho que necessitam de alterações e/ou melhorias para compor um documento a ser encaminhado ao SETOP, a fim de compor os estudos em desenvolvimento para o aperfeiçoamento da prestação destes serviços na RMBH.

Participarão da reunião representantes do SETOP, Saritur, Comutran, Vereadores e da Prefeitura Municipal de Brumadinho (que foi formalmente convidada pela Vereadora Alessandra do Brumado através do Ofício 100/2015).

“Essa luta, de melhoria do transporte intermunicipal de Brumadinho, é antiga e árdua. Já foram realizadas diversas audiências públicas e a população de Brumadinho continua sendo prejudicada. Precisamos continuar exigindo que a SETOP e a Saritur promovam melhorias para os usuários. Não podemos desanimar agora. Vamos em frente lutar pela melhoria destes serviços para a população de Brumadinho”, afirmou Alessandra.

Veja abaixo o convite para a reunião do dia 09 de setembro, o ofício da SETOP e o Ofício da Vereadora Alessandra do Brumado:

ReuniaoTransporte Publico

Scan0030 Scan0031 Scan0032

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s