Alessandra requer Audiência Pública sobre a situação atual dos mananciais e a capacidade hídrica de Brumadinho

Preocupada com a crise de abastecimento de água que o estado de Minas Gerais enfrenta e com o possível racionamento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Vereadora Alessandra do Brumado protocolou no dia 28 de janeiro, requerimento solicitando uma audiência pública para tratar da situação atual dos mananciais e da capacidade hídrica de Brumadinho.

A Vereadora ainda se mostrou preocupada com a recente notícia de que a Copasa pretende fazer a captação de água do Rio Paraopeba para complementar o volume do Complexo Rio Manso. “Ademais é preocupante a iniciativa, por parte do Governo de Minas, de captar água do Rio Paraopeba para compor o volume e capacidade de oferta de água no Complexo Rio Manso (na ordem de 4.000 litros por segundo). É importante que toda a comunidade brumadinhense tenha conhecimento da situação de nosso município, assim como os desafios que se apresentam para que Brumadinho não venha a sofrer ainda mais com a crise hídrica que já afeta tantos municípios mineiros”, salientou.

Alessandra protocolou ainda Requerimento solicitando que a Secretaria de Meio Ambiente preste informações a respeito da quantidade de outorgas existente no Rio Paraopeba dentro do município de Brumadinho.

“Sabemos que existem diversas outorgas de captação e uso da água do Paraopeba no trecho do rio que passa por Brumadinho, só não sabemos quantas e qual a vazão total captada no curso d’água. Entendemos que existe um limite máximo para a captação em mananciais e que, caso a captação seja muito excedente ao suportado pelo curso d’água, pode trazer mais problemas  para nosso município”, ressaltou Alessandra.

Os Requerimentos precisam ser votados e aprovados pelos vereadores e devem entrar na pauta da 1ª Reunião Plenária de 2015, no dia 12 de fevereiro.

Veja abaixo os requerimento protocolados pela Vereadora Alessandra do Brumado:

Scan0153 Scan0154

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s