Assembleia de Minas realiza audiência pública na Câmara de Brumadinho

Por força de requerimento da Deputada Luzia Ferreira, a pedido da Vereadora Alessandra do Brumado, comissão de Segurança Pública da Assembleia de Minas Gerais discutiu o aumento da violência e a possibilidade do aumento do efetivo policial no município de Brumadinho.

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma audiência pública no dia 20 de novembro, na Câmara de Brumadinho para discutir os problemas que o município enfrenta com relação ao crescimento nos casos de violência e crimes diversos.

Participaram da audiência os Deputados Estaduais Luzia Ferreira (PPS) e João Leite (PSDB); os Vereadores Alessandra do Brumado, Renata Parreiras e Itamar Franco; a Capitão da Polícia Militar de Brumadinho, Simone Azevedo de oliveira – que deverá deixar o cargo; o Capitão da PM, Denner Alexandra da Silva – que assumirá o comando em Brumadinho; o Presidente da OAB – subseção Brumadinho, Dr. Ronan Gomes Nogueira; representante da Secretaria de Governo, Luiz Cláudio de Almeida Teodoro; representante da Defesa Civil, Marielza Custódia de Lima; Conselheiras Tutelares de de Brumadinho, Rozilene Maciel, Rozinalva de Jesus Nunes, Rosângela Pedrosa e Simone Brasil, Controlador Externo da Prefeitura de Brumadinho, Luiz Gonzaga e da Representante da Polícia Civil, Janaína.

A Deputada Estadual, Luzia Ferreira, abriu os trabalhos agradecendo à Vereadora Alessandra do Brumado a oportunidade de realizar a reunião em Brumadinho. Luzia ressaltou a urgência que o tema “segurança pública” requer. Lembrou que a urbanização dos municípios agravam os problemas de segurança. Destacou o fato de Brumadinho estar inserido em um contexto internacional, dado a localização do Instituto Inhotim no município, potencializando a presença de turistas brasileiros e estrangeiros. A Deputada aproveitou para agradecer a Alessandra e a seus eleitores no município pelo apoio em Brumadinho nas eleições de 2014.

A Vereadora Alessandra do Brumado agradeceu a presença dos deputados e a preocupação da Comissão de Segurança Pública da ALMG em discutir o assunto e buscar soluções conjuntamente com os vereadores. Alessandra lamentou a ausência do Prefeito Antônio Brandão, dos Secretários Municipais e dos demais Vereadores. Lembrou ainda que o efetivo das polícias em Brumadinho é muito pequeno para cuidar de um município com mais de 600 quilômetros quadrados de território e da urgência em aumentar esse efetivo e promover políticas públicas que realmente melhorem a segurança em Brumadinho.

A Capitão da Polícia Militar de Brumadinho – que deve deixar o cargo nos próximos dias, sendo substituída pelo Capitão Denner Alexandre da Silva – apresentou dados quantitativos e qualitativos a respeito da segurança pública no município.

De acordo com a Capitão, se compararmos os dados de 2013 e 2014, de janeiro a setembro, o número de crimes violentos em Brumadinho teve um aumento de 42,22%. Já os homicídios consumados tiveram um crescimento de 75%. Roubos consumados cresceram 37,5%. Os dias de maior incidência de roubo são às quartas-feiras e sábados. A PM já fez mais de 290 operações no município.

Ainda segundo a Capitão, Brumadinho precisa de, no mínimo, 64 policiais, mas atualmente dispõe de apenas 23. “O Efetivo existente é insuficiente para atender à demanda do município, na qual inclui-se a prevenção. A situação ideal seria completarmos o efetivo existente. Portanto, é necessário repor os 08 policiais que saíram e acrescentar mais. Também precisamos renovar a frota de veículos, adquirir pelo menos duas viaturas com xadrez e implantar uma Delegacia de Plantão com suporte adequado, além de Colocação de câmaras de vide monitoramento e a Implementação da Guarda Municipal”, esclareceu.

Sem Título-1 Sem Título-2

Durante a reunião o Deputado João Leite colocou a Capitão em contato com o Coronel Márcio Martins Sant’ana, Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais. Sant’ana garantiu que no início de 2015 aumentará o efetivo de Policiais Militares em Brumadinho.

Luiz Cláudio, representante da Secretaria de Governo, informou que a Guarda Municipal deve ser implantada entre março e abril de 2015, com 160 guardas. Luiz disse ainda que a Prefeitura de Brumadinho está estudando a implantação de câmeras de monitoramento no município, e que a Prefeitura pretende colocar o sistema em funcionamento juntamente com a guarda municipal, ou no mais tardar até junho de 2015.

Todos ficaram impressionados com o aumento dos números da criminalidade em Brumadinho e salientaram a importância de todas as esferas da administração pública – Federal, Estadual e Municipal, no combate ao avanço da criminalidade.

O Deputado João Leite frisou que a “segurança pública é obrigação de cada um de nós”, lembrando a importância da participação da população para a melhoria da segurança nas diversas comunidades de Brumadinho.

A Deputada Luzia Ferreira ressaltou a relevância das informações na audiência e o papel da assembleia nos encaminhamentos a serem feitos para buscar melhorias para a segurança pública no município.

Para a Vereadora Alessandra do Brumado a audiência pública serviu para demonstrar que Brumadinho vive um período de crescimento das ocorrência de crimes do aumento da insegurança por parte da população. “Precisamos de ações urgentes no combate ao crescimento dessa criminalidade. Todos os setores da administração pública precisam estar dispostos a buscar soluções. Essa audiência pública pode ser o primeiro passo para esta melhoria, já que o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais se dispôs a aumentar o efetivo em nosso município, mas precisamos também combater a criminalidade em outras frentes, como na educação e no combate ao uso e tráfico de drogas”, ressaltou Alessandra.

01 02 03 04 05

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s