Projeto de Lei que permite Conceição de Itaguá administrar seu serviço de água é aprovado

O Projeto de Lei 94/2014, de autoria da Vereadora Alessandra do Brumado, foi aprovado na Reunião Plenária da Câmara Municipal no dia 12 de setembro. A Lei permite à comunidade do Distrito de Conceição de Itaguá a administrar o seu próprio serviço de fornecimento de água potável.

De acordo com a mensagem do projeto, a matéria “visa permitir que a comunidade de Conceição de Itaguá administre, através de uma associação devidamente constituída, o seu próprio sistema de abastecimento de água. O presente Projeto de Lei altera a Lei 1.931/2012 que autorizava apenas o loteamento ‘Retiro do Brumado’ a administrar o seu sistema de abastecimento de água, ampliando a autorização para todo o Distrito de Conceição de Itaguá. Conforme escritura pública de indenização e desapropriação, por efeito do Decreto Municipal 21/1966, a serventia da água de Conceição de Itaguá é para uso de toda a comunidade, sendo, portanto fundamental que seja distribuída a todo o distrito de forma igualitária, não se limitando apenas a um bairro ou região”.

De acordo com Alessandra, a matéria é de grande relevância, tendo em vista os frequentes problemas oriundos da precariedade da rede de abastecimento da comunidade, assim como a diminuição constante do volume de água captada para o abastecimento no Distrito. Cabe salientar ainda que a comunidade de Conceição de Itaguá não optou pela adesão à prestação destes serviços pela COPASA, como constou da última consulta pública realizada, porém a comunidade é unânime em reconhecer que é importante que haja uma administração “formal” dos recursos hídricos de Conceição de Itaguá, com a instalação de hidrômetros, e pagamento pelo uso da água, o que ficou evidente em várias audiências públicas realizadas na comunidade.

Retiro do Brumado deve ter água da Copasa

A Secretaria de Meio Ambiente encaminhou ao COPAM pedido da comunidade de Retiro do Brumado e Conceição de Itaguá para que a Copasa promova o abastecimento no bairro Retiro do Brumado.

Tanto comunidade, quanto Copasa, Odebrecht, Secretaria e o Prefeito Brandão concordam que o mais importante neste momento é o abastecimento da comunidade que tanto tem sofrido com a falta de água na região (veja artigo a respeito publicado aqui).

Como abastecimento pela Copasa para o Retiro do Brumado, a água captada na Fazenda do Tanque deve ser destinada em sua totalidade para Conceição de Itaguá. Este abastecimento aliado à instituição de uma Associação para cuidar dos serviços de abastecimento, inclusive cobrando por estes serviços, deve melhorar em muito os recorrentes problemas com falta de água em todo o Distrito de Conceição de Itaguá.

“Não podemos deixar de fazer um bom trabalho de educação ambiental junto a comunidade, uma vez que o desperdício é um fator diretamente relacionado à escassez de água”, avaliou Alessandra.

Novo poço é perfurado no Retiro do Brumado

Um novo poço perfurado do Bairro Retiro do Brumado está produzindo algo em torno de 10 litros de água por segundo. Agora, este poço deve ser equipado e uma rede de distribuição construída para abastecer o Retiro do Brumado. O volume é muito significativo e vai ajudar em muito no abastecimento do Retiro. Após a servidão de água para o Retiro do Brumado pela Copasa, o volume captado por este posso deve ser destinado para Conceição de Itaguá, compondo o volume de água captada na Fazenda do Tanque.

“Temos nos esforçado na busca de soluções para a constante falta de água em Conceição de Itaguá. Todas estas medidas visam promover melhorias no abastecimento, mas temos que entender que ainda existe uma cultura de desperdício por parte das pessoas que deve ser combatido através de trabalhos de educação ambiental e conscientização da comunidade. A água é um bem essencial e não tem como nossa comunidade continuar sofrendo com toda essa escassez. Contamos sempre com o apoio da Copasa, Odebrecht e da Prefeitura de Brumadinho, através do Prefeito Brandão, para ajudar nossa comunidade na resolução destes problemas”, ressaltou Alessandra.

IMG_0176

Vista dos reservatórios na Fazenda do Tanque que abastecem a comunidade de Conceição de Itaguá e Retiro do Brumado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s