Brumadinho: 2,5 milhões serão aplicados no gerenciamento de resíduos sólidos

A reunião do CODEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) do dia 25 de julho, dentre outras matérias, votou a respeito da aplicação de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente em ações relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos.

Os recursos que serão aplicados são da ordem de 2,5 milhões de reais, oriundos de uma multa aplicada em 2009 pela Secretaria de Meio Ambiente contra a empresa Usiminas, que realizou pesquisa mineral em desacordo com a autorização existente, nos limites da APA-Paz, na região do antigo povoado (e agora Museu de Arte Contemporânea) de Inhotim.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente (que também acumula a Presidência do CODEMA), Hernane Abdon de Freitas, o dinheiro será aplicado na construção de três usinas de beneficiamento de resíduos sólidos. A primeira será uma usina de reciclagem de resíduos de construção civil; a segunda será uma britagem para compostagem; e a terceira uma usina de triagem de material reciclável.

Para a implantação destas três usinas serão investido cerca de 2,1 milhões. Os demais 400 mil reais serão utilizados na compra de lixeiras e containers para a coleta seletiva “inteligente” e no desenvolvimento de ações de educação ambiental no município.

Para que todos estes investimentos possam acontecer, o dinheiro será transferido do Fundo Municipal de Meio Ambiente para o orçamento do município. Para tanto, será necessária ainda a aprovação pela Câmara Municipal de Vereadores de uma Lei Orçamentária Suplementar, que deverá ser encaminhada pelo Executivo, para que os recursos possam ser investidos.

Para a Vereadora Alessandra do Brumado, que estava presente na reunião do CODEMA, esta é uma ótima notícia que deve ser comemorada. “Muitas vezes a Secretaria de Meio Ambiente fica impedida de investir nestas melhorias para o gerenciamento dos resíduos sólidos do nosso município em razão dos poucos recursos que são destinados pelo Orçamento Municipal para a secretaria. Que pena que foi necessário que uma multa vultuosa como essa fosse aplicada para que a Secretaria se dispusesse de algum recurso mais significativo. De toda forma, o dinheiro desta multa é muito importante para melhorar ainda mais a coleta seletiva e a triagem de resíduos em Brumadinho. Melhorando também o desempenho de nosso aterro sanitário e aumentando sua vida útil. Agora precisamos esperar que a multa seja devidamente paga e a Prefeitura encaminhe um Projeto de Lei Orçamentária Suplementar para que os vereadores aprovem e os recursos possam ser devidamente investidos”, ressaltou Alessandra.

O prazo para o pagamento desta multa pela Usiminas, segundo o Secretário de Meio Ambiente, termina no dia 11 de agosto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s